Exposição Odete Eid
Moda e Arte ou Arte e Moda, quando a Moda vira Arte

Maio de 2014


[Créditos]

MENU:
Início
| Biografia | Workshop | Cabeças | Galeria

Moda e Arte ou Arte e Moda
Moda e Arte ou Arte e Moda, quando a Moda vira Arte e é a memória como registro que amplia o significado do processo criativo¹.

A discussão das relações entre Moda e Arte não é novidade. Temos duas vertentes principais, neste sentido: a primeira diz respeito à noção de estética, pois tanto a moda como a arte estão atreladas a mesma enquanto conceito, seja de beleza ou seja de feiura¹. Por outro lado, não foi uma vez só que a moda teve como motivação, ou melhor, como base do conceito criativo os movimentos artísticos, carregando consigo traços marcantes dos mesmos.

Então, quando a artista plástica Odette Eid ² resolve usar para configurar suas "Cabeças" ³, tecidos que antes eram vestimentas que deixam sua memória nos álbuns de família; que tinham uma relação com a produção e a estética de um momento e se relacionam com o estilo de vida de cada um que portou a roupa; ela esta percorrendo o caminho inverso. Ao desmantelar, a roupa ela compõe seu objeto artístico, que carrega consigo a memória pessoal e social em cada peça.

*¹ Parafaseando Umberto Eco.
"Odette é uma aprendiz de si mesma. O seu é um universo caudaloso e quente que orienta suas mãos, sua técnica e seu percurso artístico é amplo; e não só amplo como complexo, porque ela trabalha a condição do homem de ser o que ele parece ser e não o que ele é". Radha Abramo
http://www.odetteeid.com.br/criticas.htm

Livre de dogmas e rótulos, sua força nasce de sua intuição viva e original que penetra o universo das formas e da resistência dos materiais, oferecendo-nos obras de beleza delicada e vertiginosa, áspera e sedutora. Essa marca transfiguradora de Odette Eid perpassa em todo o seu trabalho, desde os seus pequenos e fantásticos corpo-e-panos (que eu chamaria de corpopano) até os seus vigorosos troncos, raízes e rostos de bronze". Mario Chamie  
http://www.odetteeid.com.br/criticas.htm

"Cabeças Femininas"- "Trabalhos feitos a partir de papel e gesso. (...) As obras têm um caráter lúdico e ao mesmo tempo delicado na maneira de tratar a figura feminina tal como se elas fossem bonecos da tradição popular. É importante, nesse sentido, não apenas se deter às feições diversas que as cabeças carregam, mas também prestar atenção nos cuidadosos adornos (alguns pessoais) que a artista dedica a cada uma de suas obras, feitos a partir de variados materiais - cordões, lãs, botões, tranças, brincos, etc. É interessante, também, destacar o fator pictórico presente nas esculturas, que têm as faces - olhos, bocas e sobrancelhas -, pintados pela artista". Camila Molina - O Estadao de S.Paulo,10 de junho de 2008.
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,papel-e-gesso-nas-cabecas-da-artista-odette-eid,186703,0.htm


Acervo de moda do Brasil catalogado