Acervo em Exposição Momentos Inesquecíveis

IMG_vestido de noiva_Família Gavioli_0001_2015

Momentos Inesquecíveis

Curadoria – Márcia Merlo

 

Momentos inesquecíveis é a seleção de histórias desveladas do acervo Imagens Fotográficas, colocadas em exposição. Revela histórias ligadas ao casamento, ao noivado, às bodas, aos encontros amorosos, à gravidez, ao nascimento, ao batismo por meio das roupas e situações que marcam uma época, desvelando a memória afetiva contida nos “objetos”, nos modos de vestir.

A memória e a moda integram-se como um mecanismo eficaz de veiculação de lembranças. A fotografia apoia a rememoração e reúne o grupo. A memória presente nos faz retornar ao passado colorindo-o com o vivido e o imaginado. Ao revisitarmos nossas lembranças, revisamos a vida. Queremos conhecer e registrar lembranças tecidas ao longo de uma vida… Vivemos em uma sociedade que se veste e as roupas nos revelam… Como diz Daniel Miller (2013, pp. 22-23): “As roupas não são superficiais, elas são o que faz de nós o que pensamos ser”.

Ainda porque como nos apresenta Maria Cecilia França Lourenço: “a memória, outro dos atributos caros ao museu, ao lado da primordialidade, o acolhimento e a generosidade (Geia), o tempo, a perene reflexão (Crono), a estratégia (Reia), sabedoria, decisão e voluntarismo (Zeus). Compete à memória manter o desejável, desvelar o esquecimento e o ausente, pela distância, tempo ou espaço. Como a arte, essa potência cósmica torna visível o invisível, propiciando a presença reveladora, tanto de formas quanto do saber, do ser, do pretender e do sentir. O museu, aqui, é a passagem do não-ser para o ser, do invisível para o visível e do esquecimento para o relembrado (1999, p.64).

Por isso, objetos, coisas, fotografias, roupas, modos, mosaicos, “baús revisitados”, corpos, colchas de retalhos, festas, modas passadas, marcas de moda, fragmentos recolhidos e entrelaçados em formas variadas, tonalidades distintas, pois entendemos que materiais diversos também são tipos de memórias e são memórias em si… Uma vez selecionada e revelada, a foto toma outro corpus. Além de reveladas pelo cedente, as histórias tornam-se desveladas ao Museu, pelo Museu e seus visitantes… As fotografias, mais do que comprovar passagens verídicas de nossas vidas, são os retratos de épocas e situações, mas também contêm outras “verdades” ou razões.

Assim, convidamos a (o) visitante a conhecer os Momentos Inesquecíveis revelados ao MIMo.

 

 

Referências

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o Moderno. São Paulo, Brasil: Editora da USP, 1999.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre cultura material. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

Bertioga, 1929

Bertioga, 1929

fotoagosto_mini

Casal Merlo à Equipe do MIMo

Jeans Fiorucci por Cristiane Mesquita

Jeans Fiorucci por Cristiane Mesquita

Casamento Mauro Ferreira e Atalie Rodrigues Alves

Casamento Mauro Ferreira e Atalie Rodrigues Alves

Vestido Amarelo por Luciane de Morais

Vestido Amarelo por Luciane de Morais

Bodas de Prata por Marlene de Castro Bravo

Bodas de Prata por Marlene de Castro Bravo

Família Magalhães, 1927

Família Magalhães, 1927

fotosetembro_mini

Como precaver-se em um primeiro encontro, por Marcelo Testoni