Objetivos

Objetivos 

Investigar modos de vestir e de viver, por meio da história e memória da indumentária e da moda, e desvendar significados apontando articulações com os quadros socioeconômicos, políticos e culturais, em diferentes épocas, tendo como suporte a imagem;

Estimular o registro e a difusão de memórias da moda, por meio de uma plataforma digital, que opere como um espaço de caráter educativo e de fácil acessibilidade, buscando, em fontes históricas, no saber-fazer cotidiano, e na vivência de atores sociais diversos, elementos para compreender o significado dos objetos (artefatos, pertences) como fontes de documentação;

Desenvolver linhas do tempo para criadores e marcas de moda, no intuito de pensar e difundir a memória da moda brasileira, perpassando toda a cadeia produtiva da área;

Ampliar o acervo digital de documentos (fotográficos, cartas, postais, imagens publicitárias, revistas, catálogos etc.), objetivando preservar, revisitar e revisar a memória com estudos e análises dos artefatos retratados, assim como seus processos de criação, materialidades e técnicas aplicadas no fazer;

Criar metodologias específicas cada vez mais capacitadas a entender, atender e difundir as interatividades possíveis por meio de acervos museológicos digitais;

Desenvolver um centro de referência de estudos e pesquisas em Memória, Indumentária e Moda, dentro dos aportes museológicos, possibilitando a reflexão contínua sobre as questões fundantes e fundamentais que permeiam essas áreas do saber.